04: Arlindo Oliveira e a Inteligência Artificial

Podcast Cruzamento
Podcast Cruzamento
04: Arlindo Oliveira e a Inteligência Artificial
/

Neste episódio entrevistamos Arlindo Oliveira com quem falámos sobre a inteligência artificial, aprendizagem automática, o cruzamento entre a Engenharia e as áreas da saúde, e o potencial impacto da tecnologia no mundo do trabalho… E ainda deu para abordar o trabalho de Alan Turing.

Arlindo Oliveira, completou o seu BSc e MSc no Instituto Superior Técnico (IST) em 1986 e 1989, respectivamente, e um Ph.D. na UC Berkeley em 1994. As principais áreas de interesse são Algoritmos e Complexidade, Aprendizagem Automática, Bioinformática e Arquitectura de Computadores.

Foi investigador do CERN, Cadence Laboratories e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, I&D em Lisboa (INESC-ID). É membro da Academia Portuguesa de Engenharia e membro sénior da IEEE. Publicou três livros, entre os quais “The Digital Mind: How Science is Redefining Humanity”, editado pela MIT Press.

Gere o blog “Digital Minds”, onde aborda várias questões emergentes das novas tecnologias, nas áreas da computação, inteligência artificial, bioengenharia, neurociências e bioinformática. Foi Presidente do IST entre 2012 e 2019, presidente do INESC-ID entre 2003 e 2009 e presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial entre 2004 e 2005, para além de diversas outras posições de direcção em diversas instituições.

Actualmente, é professor catedrático do Dep. de Engenharia Informática do IST, director do INESC e administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos.

Outras referências mencionadas no episódio:

Contactos: