44: Miguel Amador e Vera Moura: EIT Health e a Aposta Na Inovação Em Portugal

Cruzamento
Cruzamento
44: Miguel Amador e Vera Moura: EIT Health e a Aposta Na Inovação Em Portugal
Loading
/

Neste episódio do Podcast CRUZAMENTO, André Correia e Daniel Guedelha conversam com Miguel Amador e Vera Moura sobre o European Institute of Innovation and Technology (EIT) Health e qual o seu papel na promoção da inovação e tecnologia em Portugal.

Miguel Amador é Business Creation Lead do EIT Health InnoStars, que agrega Portugal, Itália, Polónia e Hungria). A sua missão passa pela aceleração de novos negócios ao nível dos cuidados de saúde, para além de construir parcerias que melhorem o setor e a qualidade do atendimento. Anteriormente, exerceu as funções de Ecosystem Lead for Portugal, onde, em conjunto com os parceiros nacionais, promoveu o ecossistema nacional de inovação na área da saúde, e com isso alavancou a rede EIT Health. Formado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico, está a terminar o Doutoramento pelo Programa do MIT Portugal em parceria com o Instituto Superior Técnico, na área Bioengenharia de Sistemas, Governança de Risco e Políticas Públicas.

Vera Moura concluiu a licenciatura em Ciências Farmacêuticas e doutorou-se em Tecnologia Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Colaborou com a Divisão de Inovação e Transferência do Saber da Universidade de Coimbra e orientou vários Programas de Empreendedorismo. Membro de projetos de investigação na área da Oncologia, foi IP em três projetos financiados por Fundos Regionais Europeus. Coautora de publicações em revistas com revisão científica, comunicações orais/posters apresentados em reuniões científicas internacionais, Vera é também coautora de quatro patentes concedidas na UE e nos EUA. Vera Moura foi cofundadora e CEO da TREAT U, uma start-up dedicada à investigação e desenvolvimento de plataformas baseadas em nanotecnologia para o tratamento específico de tumores sólidos. Em 2020, ingressou no EIT Health InnoStars como Gerente Regional de Portugal e recentemente assumiu o papel de Innovation Lead para o InnoStars.

Contactos: