69: Beatriz Isabel Cruzeiro: Futuro da Engenharia Biomédica [PT]

Cruzamento
Cruzamento
69: Beatriz Isabel Cruzeiro: Futuro da Engenharia Biomédica [PT]
Loading
/

Neste episódio do Podcast CRUZAMENTO, André Correia e Daniel Guedelha conversam com Beatriz Isabel Cruzeiro, aluna de Engenharia Biomédica, que nos fala sobre a importância desta Engenharia no cruzamento da Saúde, Tecnologia e Sustentabilidade e, sobre como está a moldar o futuro nestas áreas cruciais para o nosso bem estar.

Beatriz Cruzeiro é estudante de Mestrado de Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro, com particular interesse e especialização na área de Física Médica. Atualmente encontra-se a dar os primeiros passos no que será a sua tese de mestrado, que consistirá no desenvolvimento de uma nova dosimetria FLASH para terapia de feixes de protões através da avaliação do fluxo de neutrões no Centro Alemão de Investigação do Cancro (DKFZ), em Heidelberg. No seu projeto de licenciatura trabalhou com a aplicação de Redes Neuronais Artificiais para processamento de sinal em Sistemas de Tomografia por Emissão de Positrões, no laboratório associado de Deteção de Radiação e Imagem Médica do I3N-Aveiro da Universidade de Aveiro. Após isto, recebeu uma bolsa de investigação no mesmo laboratório para continuar esta investigação e submeteu o trabalho na 2022 IEEE Nuclear Science Symposium, Medical Imaging Conference and Room Temperature Semiconductor Detector Conference em Milão, Itália. Atualmente, o desenrolar deste trabalho encontra-se aceite para a edição de 2023 da mesma conferência. No verão de 2022 realizou um estágio na empresa Innowave, onde trabalhou como Data Scientist no produto da ViGIE Solutions, que oferece uma plataforma de cuidados de saúde que integra inteligência artificial em sensores especializados.
Quanto ao associativismo, entrou para a equipa da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica em 2020 no Departamento de Comunicação e Multimédia, sendo que em 2021 passou a desempenhar o cargo de Diretora desta mesma divisão, onde exerceu funções até 2022. Foi também Coordenadora do setor de Comunicação e Multimédia da segunda edição do Biomedical Engineering Summit em 2021 e foi parte da comissão organizadora e fundadora do evento Biomedical Future. Posteriormente integrou a direção do XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro no departamento de Comunicação e Imagem. Atualmente, é membro da equipa do Podcast Cruzamento, que visa cruzar os temas da tecnologia, saúde e sustentabilidade.

Other relevant references | Outras referências relevantes:

Contacts | Contactos: